KATALLAGE!

19/02/2010 14:33

Nosso site foi lançado... Esperamos trazer a você algo a mais sobre o Reino de Deus à partir da crença inicial de que fomos Reconciliados com Deus através do sacrifício perfeito na cruz!

Gostariamos de iniciar explicando o nome do site. [katallagê] é um Substantivo feminino da língua grega que pode ser traduzido como Reconciliação.

 

O dicionário da língua portuguesa nos dá a seguinte definição da palavra:

Reconciliação: sf (lat reconciliatione) 1 Ato ou efeito de reconciliar ou reconciliar-se. 2 Restabelecimento de relações, entre duas ou mais pessoas que andavam desavindas. 3 Congraçar, fazer perder a má idéia que se tinha de alguém ou de alguma coisa. 4 Conciliar (coisas aparentemente opostas).

A palavra aparece 4 vezes no Novo Testamento, nas seguintes referências das Cartas de Paulo:

(1) Romanos 5: 11
não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. - την καταλλαγην [tên katallagên] Acus. sing.

(2) Romanos 11: 15
Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? - καταλλαγη [katallagê] Nom. sing.

Não é difícil perceber porque escolhemos esse nome para o nosso site. A definição da própria palavra “reconciliação” (katallage), nos mostra a importância do sacrifício de Jesus Cristo e a maravilha que esse sacrifício opera em nossas vidas.

            Tal é a maravilha: que nós éramos inimigos de Deus, rebeldes e obstinados, e se quer tínhamos força para, por nós próprios, reconciliar-nos com Deus, tamanha a nossa obstinação e rebeldia, e tamanha a gravidade das nossas ofensas. E eis então a maravilha, o Filho de Deus, Deus Conosco nos reconciliando com o Pai pela sua morte!!!


(3) 2 Coríntios 5: 18
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, - της καταλλαγης [tês katallagês] Gen. sing.

(4) 2 Coríntios 5: 19
a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. - της καταλλαγης [tês katallagês] Gen. sing.

A sua morte nos transportou de um estado de inimizade para um relacionamento de amizade com Deus. Sem o sacrifício de Jesus Cristo, seriamos réus de uma condenação certa, e eternos inimigos de Deus, sem importar o que disséssemos, fizéssemos ou qual o número das boas obras que trouxéssemos nas mãos, jamais alcançaríamos a reconciliação.

Por isso pregamos (os cristãos), que não há salvação fora de Jesus Cristo, porque aceitar ou não o seu sacrifício vicário implica o sermos amigos ou inimigos de Deus.

Voltar

Pesquisar no site

Ana Caroline e Tiago Bellei © 2010 Todos os direitos reservados.