A Mente Humana

19/03/2011 12:30

por Juarez Fragata

Um dos nomes de Deus é “ Eu Sou”. Não é eu era ou eu serei.

É “ Eu Sou”, no presente.

Na realidade o passado é uma verdade que transformou-se em mentira.

O futuro, sem o que existe ou ocorre na atualidade, é uma mente sem foco, ociosa e sem perspectivas.

Já o presente tem contido em si a graça Divina. A força consciente, inteligente, criadora e regeneradora, coordenando toda a cadeia alimentar animal, fazendo a terra germinar e girar em torno de si mesma, ocasionando o chamado movimento de rotação.

O ser humano é um microcosmo, derivado do mesmo material utilizado pelo Criador, para construir o grande cosmos.

Dentro do mesmo existe a mesma graça ou força Divina.

No entanto, a mente humana tem a capacidade de tornar essa graça inativa.

Efésios (2/1-3):” Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andaste outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais.”

A carne, assim como os pensamentos, têm vontade própria.

Quando o homem atende essas vontades, automaticamente o mesmo faz com que a graça de Deus, torne-se inativa em sua vida....

2 Coríntios (1/12):” Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.”

O apóstolo Paulo afirma que a sua suficiência não vinha do seu intelecto, mas sim da graça divina.

Isso significa que a sua mente estava focada no presente.

Efésios (4/17,18):” Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus pensamentos, obscurecido de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração...”

A nossa mente tem a capacidade de viajar ao passado, e lá permanecer horas e mais horas, assim como ao futuro.

No entanto, a mesma é rebelde quanto ao presente.

Por isso a grande maioria das pessoas vivem alheias à vida de Deus, uma vez que à vida de Deus se manifesta no presente.

Romanos (8/19):” A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.”

Ou seja, o universo todo aguarda com ardente expectiva a manifestação do ser humano.

E quando ocorre essa manifestação?

Quando o mesmo volta a sua mente para o presente, e não para o ontem ou para o amanhã.

Romanos (1/20):” De fato, desde a criação do mundo, o invisível de Deus o eterno poder e a divindade se torna visível à inteligência de suas obras.”

Quando o homem coloca sua mente no presente, a inteligência de todas as coisas revelam-se ao mesmo.

 

Romanos (8/28):” Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...”

Todas as coisas começam a cooperar com o homem.

 

 

Mateus (6/25):” Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as vestes?”

A recomendação de Jesus é para colocarmos a nossa mente no presente, e só nos preocuparmos com a nossa vida, e a saúde de nosso corpo.

Mateus (6/26):” Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles.

Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?”

Os passarinhos não têm capacidade de pensar no amanhã, ou seja, eles vivem o aqui e agora, por isso o Deus “ Eu Sou”, isto é, o “ Jeová Já”, o Deus do presente sustenta-os, assim como sustentará o ser humano, se o mesmo agir do mesmo modo.

Mateus (6/27):” E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.”

Que coisa chocante!

No verso (25), Cristo manda nos preocuparmos com a nossa vida, e agora deixa bem claro, que mesmo seguindo a risca essa recomendação, nós não poderemos encompridar a nossa estadia aqui nesse planeta, por mais que venhamos a nos preocupar  com isso.

Ou seja, a razão dessa recomendação é para nós não corrermos o risco de deixar esse universo antes do tempo previsto pelo Senhor.

Mateus (6/28,29):” E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas.

Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.”

Em primeiro lugar Jesus afirma de que as flores não se esforçam para crescer, ou seja, elas simplesmente crescem, e florescem sem se esforçar para isso, uma vez que são alvos da graça de Deus, isto é, da força consciente, inteligente, criadora e regeneradora de Deus, que age no presente.

Em segundo lugar, Cristo afirma de que as riquezas materiais, não podem trazer um gosto apurado no vestir-se ou postar-se do abonado.

Ou seja, o gosto apurado no vestir-se e postar-se vem dá graça de Deus.

Portanto, quando focamos a nossa mente na esfera em que a graça de Deus age, essas virtudes surgem naturalmente em nós, e isso fica claro no versículo (30).

Mateus (6/30):” É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!”

Viram que coisa reveladora?

Jesus reitera de que é Deus quem nos dá o gosto apurado no vestir-se, e vai além: afirma de que as ervas do campo têm mais fé de que o ser humano.

Vamos fazer uma curta pausa no assunto que estamos estudamos, e conferir o quê que é fé.

Eu não gostei do jeito que ficou Hebreus (11/1), na nova Tradução da Linguagem de Hoje. Por isso vamos conferir esse versículo que esclarece o quê que é fé, na Almeida, Revista e Atualizada.

Hebreus (11/1):” Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Ora, isso é a real definição das coisas que ocorrem com quem vive com a mente focada no presente.

Como eu já enfatizei antes, a erva do campo não se esforça para crescer e florescer, ela simplesmente espera no presente, e tem convicção de que a sua essência virá a existência. Já para o ser humano essa tarefa é muito difícil, uma vez que o mesmo tem extrema dificuldade de manter-se no aqui e agora.

Em decorrência disso, Jesus afirmou que nós temos uma fé pequena comparada a da erva do campo.

Mateus (6/31-33):” Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: Onde é que vamos arranjar comida? Ou onde é que vamos arranjar bebida? Ou onde é que vamos arranjar roupas?

Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.”

Isso é uma grande verdade. As pessoas que estão alheias à vida de Deus, vivem correndo, em busca de comida, bebida, roupas, e de bens materiais, e para  conseguir essas coisas não importa enganar, roubar, e até mesmo matar...

Contudo Deus diz ao ser humano: Viva o presente e todas essas coisas Eu lhes darei.....

Mateus (6/34):” Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”

Que dica maravilhosa Jesus nos dá. Por mais que vanhamos nos precaver para o dia de amanhã, isso de nada servirá, uma vez que em todo o novo dia surgirá dificuldades, decorrentes do próprio dia. Sendo assim, vamos viver um dia de cada vez, regrado com a maravilhosa graça de Deus, que se manisfesta no presente.

 

 

O livro de Sabedoria, livro esse existente somente na Bíblia católica, tem dois versículos que mudaram a minha forma de ver as coisas.

Sabedoria (1/ 4,5):” E assim na alma malígna não entrará a sabedoria, nem habitará no corpo sujeito ao pecado, porque o Espírito Santo, que a ensina, foge das ficções, e afasta-se dos pensamentos desatinados, e é expulso pela iniquidade superveniente.”

Ou seja, a pessoa que deixa a sua mente ficar fantasiando as coisas, essa mente faz com que a sua alma torne-se maligna, uma vez que a qualquer momento a mesma incorrerá em pecado, visto que a ficção não deixa de ser uma mentira.

E quem é o pai da mentira?

João (8/44):” Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

Ou seja, o pai da ficção é o diabo, e a pessoa que não consegue manter a sua mente focada no aqui e agora, isto é, no presente, torna-se filha do diabo, momentaneamente ou definitivamente, afastando assim o grande professor Espírito Santo, que nos ensina no presente, esfera em que Ele atua.

Romanos (8/5,6):” Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.

As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.”

Nós já  conferimos em artigo anterior de que a vida de Deus, ou seja, a vida eterna se manifesta no presente. Por isso aqueles que deixam o Espírito Santo controlar as suas mentes têm essa vida, e automaticamente a paz.

Agora, por que aqueles que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente?

Gálatas (5/19-21):”  As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”

A mente de uma pessoa que não está focada no presente, é dominada por todas essas coisas descritas aí em cima. E, essas ações mencionadas pelo apóstolo Paulo, impossibilitam as pessoas de receberem o Reino de Deus.

E o que é o Reino de Deus?

Lucas (17/20,21):” Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver.

Ninguém vai dizer: Vejam! Está aqui ou Está ali. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.”

Ou seja, o Reino de Deus é interno, e está dentro de nós!

Mas em que consiste este reino?

Romanos (14/17):” Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

1 Coríntios (4/20):” Porque o reino de Deus consiste não em palavras, mas em poder.”

Romanos (14/17), na nova Tradução da Linguagem de Hoje, assim está escrito:” ..., mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.”

Ou seja, essa alegria é o Espírito Santo que produz,  quando vivemos o aqui e a agora, evidentemente.

E o Espírito ainda produz outras virtudes, quando deixamos o Mesmo tornar-se manifesto em nós.

Gálatas (5/22,23):” Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.”

Nós só experimentamos essas virtudes quando não tentamos fazer a coisa aconter, isto é, quando não deixamos a nossa mente tomar posse das coisas que a natureza humana produz, e deixamos a coisa acontecer, isto é, deixamos o Espírito agir. E isso ocorre quando conseguimos manter a   nossa mente subimissa.

Gálatas (5/16,17):” Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.

Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.”

Esses versículos deixam bem claro que não existe meio termo: nós escolhemos deixar a nossa mente solta para por em prática as coisas que a natureza humana produz, e morremos espiritualmente, ou deixamos o Espírito dirijir a nossa vida, e desfrutaremos das coisas produzidas pelo o Espírito.

A escolha está em nossas mãos!

 

Lucas (12/11,12):” Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que dizer.

Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.”

Ou seja, se por ventura um de nós, isto é, um cristão, for perseguido por alguma denominação intelectual, ou religiosa, por causa da “ rhena”, isto é, por causa da Palavra  revelada pelo Espírito, e por esse motivo um ou outro de nós formos levados para sermos julgados pelos “ letristas”, ou por outras autoridades, a ordem é não elaborar uma defesa antecipada, ou seja, nós devemos manter a nossa mente focada no presente. Pois só assim, o Espírito terá condições de no momento exato nos ensinar o que devemos dizer.

Agora, como Ele poderá nos ensinar se nós já temos elaborada uma defesa antecipada?

O Espírito fica impossibilitado de nos ensinar!

E a coisa vai muito além disso.

Isaías (42/16):” Quiarei os cegos por um caminho que não conhecem, por uma estrada que eles nunca pisaram antes. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos.

São estas as minhas promessas, e eu as cumprirei sem falta.”

Quando passamos a ser guiados pelo Espírito, a princípio a impressão que temos é que estamos cegos, uma vez que não sabemos que direção tomar. No entanto, o Espírito começa nos guiar por caminhos que não conhecemos, isto é, nós começamos a praticar coisas que nunca havíamos praticados antes, e a nossa falta de conhecimento a respeito dessas práticas, de repente somem, e com maestria nós começamos a por em prática essas coisas.

Por isso os amigos não se surpreendam se de um momento para o outro vocês saberem tudo de política, por exemplo, sem nunca terem um envolvimento real com a política...., e isso vale para outras coisas mais.

Com a mente voltada para o aqui e agora, o Espírito torna-se manisfesto em nossas vidas, e nós passamos a viver o extraordinário de Deus.

 

 

 

 

Filipenses (4/6,7):” Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”

Quando estamos necessitando de alguma coisa a recomendação do apóstolo Paulo, é continuarmos com a nossa mente focada no presente.

Sim, nós devemos orar a Deus pedindo aquilo que necessitamos. Contudo, nós não devemos ficar com a mente focada nessa necessidade.

Nós devemos orar, e esquecer das nossas necessidades, e o  “ Eu Sou”, ou seja, o “ Jeová Já”, o Deus do presente suprirá essas nossas necessidades.

Agindo desse modo, a paz de Deus, guardará o nosso coração e a nossa mente em Cristo, ou seja, a paz de Deus, não deixará o nosso coração e a nossa mente, procurar escape no passado ou no futuro..

“ E a paz de Deus, que ninguém consegue entender”.

Quando a nossa mente está no presente,  podemos estar estravessando uma grande dificuldade. No entanto, a paz de Deus continua nos envolvendo, e as demais pessoas que sabem da nossa dificuldade, nos olham e não conseguem entender, como diante de uma situação desconfortável, nós conseguimos continuar calmos, e envolvendo a todos a nossa volta com a boa essência da paz.

 

 

 

Isaías (40/28):” O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria.”

Deus segue sempre no mesmo ritmo, isto é, no presente.

O Mesmo não espera aquelas mentes retardatárias, nem se apressa para alcançar as mentes apressadinhas, ou seja, Ele continua agindo no aqui e agora, e, é evidente que aquele que não está com a sua mente focada no presente fica alheio ao mover de Deus.

“...; ninguém pode medir a sua sabedoria.”

Ou seja, o mover de Deus é a sua sabedoria!

E o que é a sabedoria de Deus?

1 Coríntios (1/24):” Mas para aqueles que Deus tem chamado, tanto judeus como não-judeus, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.”

Portanto, Jesus é a sabedoria de Deus!

O mover de Deus é a sua sabedoria, e a sabedoria de Deus é Jesus Cristo.

Sendo assim Jesus nunca se cansa, ou seja, Jesus continua sempre andando no presente.

E quem é Jesus Cristo?

João (1/1):” Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.”

João (1/14):” A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós...”

Apocalipse (19/13):” A sua capa estava encharcada de sangue. Ele se chama A Palavra de Deus.”

Ou seja, Jesus Cristo é a Palavra de Deus!

O mover de Deus é a sua sabedoria!

A sabedoria de Deus é Jesus Cristo, e Jesus Cristo é a Palavra de Deus!

Sendo assim o mover de Deus é a sua Palavra, e a sua Palavra age no presente, ou seja, Ela não se atrasa nem se adiante. Por isso  sempre está no tempo certo, no local certo para executar o mover certo.

Isaías (40/29):” Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos.”

Viver isso na prática é algo extraordinário!

Tem momentos em que a nossa mente se rebela de vez, e passa a viajar ao passado e ao futuro de contínuo, e essa rebelião  nos deixa esgotados.

Contudo, quando conseguimos assumir novamente o controle, e colocá-la outra vez no presente,  recebemos novas forças, e nós, antes debilitados pela rebelião de nossa mente, novamente ficamos cheios de energia.

Isaías (40/30,31):” Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”

Quando estamos com a nossa mente no presente, nós estamos confiando em Deus, e o tempo todo estamos recebendo novas forças, e passamos a ver as circunstâncias a nossa volta lá do alto, ou seja, elas não mais podem nos enredar, e exercemos todas as nossas funções diárias, e mesmo assim não perdemos as forças, ou seja, corremos em busca de nossos objetivos sem nos cansarmos.

 

 

O ser humano tem a mania de querer fazer a coisa acontecer, quando na verdade deveria deixar a coisa acontecer.

E de que modo nós deixamos a coisa acontecer?

Ora, focando a nossa mente no presente!

Quando a nossa mente está focada no “ aqui, agora”, nós estamos sempre no local certo, na hora certa para exercer a função certa.

Salmo (127/1):” Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la...”

Salomão afirma de que uma ação apressada, isto é, fora do tempo de Deus, faz com que não venhamos a obter êxito na ação empreendida.

Segunda parte do verso (1) do Salmo (127):” Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.”

Trazendo isso para o presente: se o SENHOR não proteger o condomínio, não adianta nada a cerca elétrica e os porteiros.

Deus só tem condições de nos proteger quando estamos com a nossa mente no presente. Caso contrário, as situações indesejáveis nos atingiram, mesmo que de todas as maneiras  venhamos a nos proteger delas.

Salmo (127/2):” Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.”

Esses dois versículos mostram o ser humano tentando fazer a coisa acontecer. Contudo, o mesmo não chega a lugar nenhum, e a lição que fica para nós é: deixar a coisa acontecer.

 

 

                                                                

Eclesiastes (3/1):” Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem sua ocasião.”                                                                                                                      Quando a nossa mente está focada no presente, ou seja, quando deixamos a coisa acontecer, nós nos tornamos conhecedores do tempo, sabedores da melhor ocasião para efetuar as coisas.

Já com aqueles que tentam fazer a coisa acontecer, a coisa é bem diferente.

Salmo (37/1,2):” Não se aboreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal.

Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham.”

A pessoa que tenta fazer a coisa acontecer, torna-se um praticante do mal, uma vez que nesse tipo de ação, sempre  invade-se o espaço de outros, isto é, a área de ação de outros.

É bem verdade que na maioria das vezes, com esse tipo de ação consegue-se  bom êxito. Contudo o verso (2) deixa bem claro que é um êxito temporário.

Que de uma hora para outra eles vão desaparecer  como a erva que seca. Eles morrerão como as plantas, que murcham, ou seja, os mesmos vão a bancarrota aos poucos, isto é, como a erva que seca.

Quando arranca-se a erva de um campo, ela não seca-se de imediato, ou seja, ela vai secando lentamente, e, é isso oque ocorre com aqueles que tentam fazer a coisa acontecer.

As ações dessas pessoas sempre nos aborrece. Contudo, a sugestão é não nos aborecermos com esses maus, nem ter inveja por eles conseguirem muitas coisas antes mesmo de nós sonharmos em tê-las. No entanto está escrito que eles perderão tudo aos poucos.

Salmo (37/3):” Confie em Deus, o SENHOR, faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida.”

Quando estamos com a nossa mente focada no “ aqui, agora”, nós estamos confiando em Deus.

E quando fazemos o bem, isso quando surge oportunidade, nós passamos a morar com toda a segurança, no descanço do SENHOR.

Salmo (37/4):” Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.”

O presente trás essa felicidade, uma vez que Deus atua no presente, e com a nossa mente focada no “ aqui, agora”, nós damos condições para o Senhor nos dar aquilo que o nosso coração deseja.

Salmo (37/5,6):” Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.

Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia.”

Com a nossa mente focada nas coisas que existe ou ocorre na atualidade, como já disse antes, nós estamos confiando em Deus, e essa confiança fará com que Ele nos ajude.

Fazendo com que aquelas nossas necessidades brilhem como o sol ao meio-dia, ou seja, Deus fará com que   compreendamos o porquê dessas necessidades, e também nos dará o conhecimento, a sabedoria e a habilidade para saná-las.

 

 

1 Samuel (22/3):” Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim.”

Davi vivia um dia de cada vez, ou seja, vivia com a sua mente focada no presente.

Salmo (23/1):” O SENHOR é o meu pastor;nada me faltará.”

Só quem vive o presente pode afirmar que Deus é o seu pastor.

“ Nada me faltará.”

Isto é, habilidade alguma lhe faltaria para vencer as dificuldades de cada dia.

Salmo (23/2):” Ele me faz repousar em pastos verdejantes.

Leva-me para junto das águas de descanso.”

Esvaziar a mente, e focá-la no presente, nos trás uma grande sensação de paz.

Por isso o salmista afirma que o Senhor lhe fazia repousar em pastos verdejantes.

“ Leva-me para junto das águas de descanso.”

Não é nós que vamos, mas sim Deus que nos conduz para junto das águas de descanso, e isso só é possível quando vivemos o presente.

Salmo (23/3):” Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

Quando Davi diz “ guia-me”, ele deixa bem claro que vivia o “ aqui, agora”.

 

 

 

Isaías (43/18):” Não vos lembreis das coisas passadas, nem considerais as antigas.”

Quem gosta de passado é museu!

Não é esse o adágio?

Ao trazermos à memória coisas do passado, nós saimos da realidade, que é o presente, e mergulhamos num oceano fictício, uma vez que o passado é apenas uma imagem gravada na mente.

“ Nem considereis as antigas.”

Nós não mais devemos dar importância as coisas que aconteceram em nossas vidas no passado.

Isaías (43/19):” Eis que faço coisa nova, que está saindo a luz; porventura não o percebes?”

Você não está vendo a luz?

Você não está percebendo coisa nova em sua vida?

Coloque a sua mente no presente, que certamente você verá coisa extraordinária!

 

 

Isaías (43/2):” Quando você atravessar as águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão.”

Em primeiro lugar, Deus não promete nos livrar das coisas inconvenientes, mas sim estar ao nosso lado, quando elas surgirem, e o mais importante: não deixará elas nos tragarem.

Contudo, para isso acontecer, nós temos que estar com a nossa mente focado no “ Eu Sou”, isto é, no presente.

Eu não sou um “ super-crente”, e também não sou tão estúpido de chegar ao ponto de tentar fazer as pessoas acreditarem que eu sou um “ super-crente”, e que as mesmas, assim como eu, também são.

Eu estou sujeito as mesmas coisas que as demais pessoas.

Por exemplo: os sintomas da gripe haviam se manifestado, e eu comecei a sentir uma terrível dor de cabeça.

Nesse instante me lembrei das aulas que estava tendo com o Espírito Santo a respeito do “ Eu Sou”, isto é, de “ Jeová Já”, ou seja, o Deus do agora, do presente, e foquei a mente no presente.

A minha cabeça continuou latejando, só que do presente surgiu uma força tremenda, que me fez ignorar aquela dor, por completo.

Foi nesse momento que compreendi na prática o que o Senhor afirma em Isaías (43/2).

O Deus que nós servimos não é o Deus do ontem ou do amanhã. É o Deus “ Eu Sou”, o Deus do presente, o “ Jeová Já”.

Gênesis (1/1,2):” No começo Deus criou os céus e a terra.

A terra era vazia...”

Ou seja, o nada absoluto. Apenas um vácuo, um espaço infinito, com falta de presença total de luz, ou seja, era só o espaço sideral, onde absolutamente nada existia.

Gênesis (1/2):” A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.”

Tanto no hebraico como no grego, espírito significa “ ar em movimento, hálito ou vento”.

Para aqueles da crença “ abraâmicas”, assim como eu, o Espírito de Deus movia-se por cima da água.

Para outras crenças podemos dizer que a “ aura” de Deus movia-se por cima da água.

Cientificamente falando havia uma “ energia eletromagnética”, conhecida como a primeira das quatro forças básicas da natureza, que é capaz de realizar mudanças, e produzir matéria ou destruir matéria.

Romanos (8/27):” E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito.”

Essa “ energia eletromagnética”, é consciente, inteligente, criadora e transformadora.

1 Coríntios (2/10):” O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus.”

Quer dizer: o Espírito Santo vai muito além dessa “ energia eletromagnética”.

Gênesis (1/26):” Aí ele disse: Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.”

Assim como em Deus, essa “ energia eletromagnética” envolve todo o corpo do ser humano!

 

Romanos (4/17):” ..., em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia.”

E como Deus faz com que exista o que não existia?

Gênesis (1/3):” Então Deus disse: Que haja luz! E a luz começou a existir.”

É por meio da palavra que Deus faz com que exista o que não existia!

Vamos ver o que nos diz 1 João (4/17), na Almeida Revista e Atualizada.

1 João (4/17):” ..., pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.”

Se assim como Deus é, assim somos nós neste mundo, nós  também devemos fazer uso da palavra para trazer a existência as coisas que não existem!

É bom enfatizar de que, para a nossa verbalização funcionar, nós temos que estar com a nossa mente focada no presente.

 

Contato:

juarezfragata@gmail.com

Voltar

Pesquisar no site

Ana Caroline e Tiago Bellei © 2010 Todos os direitos reservados.